terça-feira, 28 de julho de 2015

Programação agosto Funarte

Estamos apoiando esta programação no teatro da Funarte (Rua da Imprensa 13), as 19h30:

31/07_Tradição Improvisada: Nelson da Rabeca e Thomas Rohrer 
O projeto é um encontro de Seu Nelson da Rabeca com o rabequeiro e saxofonista Thomas Rohrer, o percussionista Antonio Panda Gianfratti e a cantora e esposa de Seu Nelson, Dona Benedita. O projeto mescla as linguagens da improvisação livre - próprias de Rohrer e Gianfratti - com a cultura popular, universo de Seu Nelson e Dona Benedita.

Ex-cortador de cana na região no interior de Alagoas, Seu Nelson se apaixonou pela rabeca, aprendeu a tocar e construir o instrumento sozinho nos anos 1970, a partir de um processo de experimentação que o tornou um dos mais renomados tocadores e luthiers de rabeca do país.

07/08_Ava Rocha (part. Negro Leo) 
Na sequência do lançamento de seu segundo álbum "Ava Patrya Yndia Yracema", produzido por Jonas Sá, a cantora Ava Rocha fez uma sequência de apresentações antológicas no Rio de Janeiro (Audio Rebel) e em São Paulo (Serralheria).

Desde já considerado um dos discos do ano pela crítica especializada, Ava Patrya Yndia Yracema conta com uma banda formada por músicos oriundos da cena experimental carioca — Thomas Harres, Marcos Campello, Felipe Zenícola e Eduardo Manso.

No show, Ava explora o repertório autoral com desenvoltura e liberdade de improviso, desfilando canções compostas por Jonas Sá, Marcelo Callado Domenico Lancelotti e por ela mesma, além de “Você não vai passar”.

Negro Leo, um dos compositores presentes no álbum, fará uma participação especial no show de Ava. Leo é uma das revelações da nova canção brasileira. Influenciado pelo free jazz de Peter Brötzmann, pelo tropicalismo de Caetano e Macalé, e pela nowave de James Chance e Arto Lindsay, Negro Leo inventa canções com letras fortes e imagens delirantes do cotidiano, das relações interpessoais e da crise política mundial. É compositor do hit “Você não vai passar”.

13 e 14/08_Clube da Encruza
Um panorama da nova canção paulistana contemporânea e adjacências. 

Juntos em um só concerto de longa duração, o "Clube da Encruza":

Metá Metá
Passo Torto
Juçara Marçal
Rodrigo Campo
Romulo Fróes
Sambanzo.

Meta Metá apresentará canções do seu "Metal Metal" e do EP homônimo lançado recentemente; o Passo Torto mostrará o premiado "Passo Elétrico" enquanto se prepara para lançar o novo álbum com a cantora Ná Ozzeti. Como estão todos em casa, incorporam ainda o repertório de trabalhos paralelos, como o "Encarnado" de Juçara Marçal, "Bahia Fantástica" de Rodrigo Campos, Romulo Fróes e seu "Barulho Feio" e o instrumental latino-espacial do Sambanzo de Thiago França com "Etiópia".

------------------------

Sobre Metá MetáFormado pelo mineiro Thiago França, o paulistano Kiko Dinucci e a carioca Juçara Marçal, o Metá Metá retorna de sua segunda turnê europeia do ano para mais um show no Rio de Janeiro. Meta Metá é responsável por um dos trabalhos mais originais da música brasileira contemporânea, com uma mistura arrebatadora de noise, jazz, punk rock e ritmos brasileiros. O trio lançou um EP este ano e prepara seu próximo disco.

Sobre Passo Torto
O Passo Torto foi formado em 2011 por Romulo Fróes, Marcelo Cabral, Kiko Dinucci e Rodrigo Campos, quatro compositores e instrumentistas importantes na música que se faz hoje em São Paulo. Em 2013, lançaram o segundo disco, intitulado Passo Elétrico, repleto de anotações mentais sobre a cidade de São Paulo, e uma sonoridade tomada por guitarras elétricas, cavaquinho e contrabaixo acústico com pedais de efeito. Preparam-se para lançar seu próximo álbum ao lado da cantora Ná Ozzeti.

Sobre Juçara Marçal
Juçara Marçal é cantora, compositora, pesquisadora, que passou por grupos como A Barca e o coral Vésper. Mas seu nome veio à tona a partir de seu trabalho com o trio Metá Metá. Acompanhada por parceiros como Kiko Dinucci, Thomas Rohrer e Rodrigo Campos, a cantora apresenta o repertório de seu primeiro álbum, Encarnado. O disco foi premiado e aclamado como um dos mais importantes da música brasileira dos últimos anos.

Sobre Rodrigo Campos
Um dos compositores mais singulares de sua geração, Rodrigo Campos é cantor, violinista, cavaquinista e percussionista. Lançou três álbuns solos, Urbanda (2003), São Mateus Não É Um Lugar Assim Tão Longe (2009) e Bahia Fantástica, lançado em 2012. Tocando e compondo ao lado de projetos e músicos como Passo Torto e Vicente Barreto, Campos prepara seu quarto álbum a ser lançado em 2015.

Sobre Romulo FróesRomulo Fróes é cantor, compositor e produtor paulistano. Em 2004 lançou seu primeiro álbum solo, Calado, e, dois anos depois, o sucessor, Cão, ambos realizados sob a influência do samba de Nelson Cavaquinho. O duplo No Chão sem o Chão sai em abril de 2009, e em 2011, seu quarto disco, intitulado Um Labirinto em Cada Pé. Barulho Feio marca uma momento particularmente experimental em sua obra. Atualmente, coproduz o novo disco de Elza Soares e prepara um trabalho em homenagem a Nelson Cavaquinho.

Sobre SambanzoProjeto solo do saxofonista Thiago França (Metá Metá), o Sambanzo promove uma mistura musical que parte do samba para a música africana e latina, dialogando com a linhagem mais livre e elástica do jazz e aberta ao improviso e à criação coletiva, cumbia, afrobeat, ethio-jazz, guitarrada paraense e cantigas tradicionais da Umbanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário